vice-embaixadora dos Países Baixos no Brasil, Afker Mulder
Foto: João Dijorge
Fortaleza foi palco de um importante encontro promovido pela Embaixada dos Países Baixos, o Grupo Mulheres do Brasil e o IBEF-Ceará, com o objetivo de refletir sobre os benefícios de uma agenda mais equitativa que estimula proativamente direitos iguais, representação, recursos e participação efetiva das mulheres no cenário político, social e econômico. O evento destacou a importância da igualdade de gênero como um caminho para um mundo mais seguro, estável e próspero.
O presidente do IBEF Ceará, Delano Macedo, também compartilhou sua perspectiva sobre a iniciativa. “ O IBEF acolheu prontamente à pauta, pois temos essa visão clara de apoiar as mulheres, de igualdade de gênero, etc., tanto que destacou a criação de uma diretoria específica para o IBEF Mulher, atingindo inclusive metade dos associados com mulheres hoje. Isso mostra, na minha opinião, o estímulo que o IBEF CE, como entidade, valoriza a presença da mulher e a sua importância na economia e nas finanças.”
A vice-embaixadora dos Países Baixos no Brasil, Afker Mulder, destacou os pontos principais de sua fala durante o evento. “Estamos falando da igualdade de gênero, sendo um tema essencial para avançarmos. A discussão hoje foi ótima, mas há um longo caminho pela frente. Precisamos buscar mais autenticidade nos papéis e, por isso, é fundamental seguir com essa conversa. Na comparação entre Holanda e Brasil, vejo que ambos estão caminhando, mas ainda há muito a ser feito. O Brasil tem uma força feminina fantástica, com mulheres corajosas e confiantes, trazendo grandes oportunidades. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a desigualdade de gênero ligada à independência financeira e à educação.”
O evento reafirmou o compromisso das instituições presentes com a promoção da igualdade de gênero, reforçando que a luta por direitos iguais deve ser contínua e integrada em todos os setores da sociedade.