07/07/2022

Wilton Daher, conselheiro consultivo do IBEF Ceará, fala sobre a experiência vivida durante visita técnica ao Complexo do Pecém


Wilton Daher, conselheiro consultivo do IBEF Ceará
Divulgação

Hoje é dia de #TBTIBEFCE e relembramos a visita técnica ao Complexo do Pecém realizada no dia 1º de julho. No registro, nosso conselheiro consultivo, Wilton Daher, que nos trouxe um pouco sobre a experiência vivida.

É um grande prazer fazer uma retrospectiva da visita ao Complexo do Pecém. Essa foi a 4ª vez que estive lá. Quando fui pela primeira vez, em 2005, fiquei entusiasmado, pois na inauguração, o que dizia era que era um empreendimento no qual se jogou dólar no fundo do mar, porque o Porto havia iniciado as suas operações. Mas, de lá para cá, o que vemos é justamente o contrário, é uma obra visionária e ousada, muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado. O futuro do Ceará, sem dúvidas, passa pelo Porto do Pecém. Mais de 20 mil empregos são gerados naquela região. Todas as vezes que o visito saio de lá entusiasmado com o progresso que acontece, principalmente, a partir da instalação do Complexo Siderúrgico e em ver aquelas esteiras de mais de 6 km transportando carvão e minério de ferro para a Siderúrgica. Hoje, essa esteira já está estendida para 12 km visando o abastecimento do carvão vegetal às duas usinas termoelétricas. A área do Porto do Pecém é enorme, cerca de 20 mil hectares. Além de grandes empresas já instaladas, abriga a ZPE Zona de Processamento de Exportação com toda a estrutura alfandegária plenamente instalada há algum tempo em total funcionamento.

Por outro lado, o Porto do Pecém conta com a parceria do Porto de Roterdã, um dos maiores e mais conceituados portos do mundo que, além de nos oferecer sua expertise operacional, empresta prestígio reputacional ao nosso Porto do Pecém, para desenvolver com mais velocidade a sua ampliação, principalmente com a implantação do projeto Hidrogênio Verde, de grande relevância para o desenvolvimento do nosso Ceará. Tudo muito animador.

É também empolgante ver, nessa última visita, a expansão de mais uma zona de atracação. Hoje nós temos 10 berçários, onde navios de grande porte podem ancorar ao mesmo tempo e fazer suas movimentações de cargas devolvendo as nossas operações com o comercio exterior. É realmente muito entusiasmante ver algo que começou lento, com algumas críticas, e hoje realmente se transformou no futuro do Ceará, que cada vez mais se consolida. De 80 a 90% das cargas que são transportadas no mundo vem pelos mares, e, o porto é a finalização da realização do transporte dessas cargas, tanto para exportação, quanto para a importação.

Toda cidade que tem um grande porto, tem uma sinalização de que está colocando o Estado na rota internacional e é assim que ocorre no Ceará. Inclusive, pela nossa localização privilegiada, temos a capacidade de exportar para a Europa, para os EUA, e também para o Oriente Médio, na Ásia, por conta do Porto do Panamá, que agora foi alargado.

Sobre o nosso Estado temos que pensar o seguinte: o nosso futuro será mais glorioso. Então é uma satisfação muito grande. Em cada visita, fico mais entusiasmado, tirando o chapéu para os gestores e para a sociedade de modo geral. Ao longo de 20 anos, mesmo sob a administração de Governos diferentes, o que se observa é aplicação de Política de Estado dando continuidade à execução de obras estruturantes para o nosso desenvolvimento socioeconômico, onde o resultado é positivo para toda a sociedade.

Deseja comentar a Postagem? Clique aqui para fazer Login ou se Cadastrar!